Por Daniela Fernandes

Olá queridos leitores. Nesse artigo pensei em abordar uma doença muito comum e de difícil tratamento. – a obesidade.
A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo.
A primeira e mais importante atitude é entender e aceitar que a obesidade é uma DOENÇA, e, portanto, necessita ser tratada.
A obesidade é uma doença multifatorial, envolve alterações hormonais, metabólicas, comportamentos, relações sociais, psicológicas, econômicas, etc. O desafio para o tratamento é justamente esse, entender profundamente o problema é tratá-lo de forma correta e apropriada, numa conduta praticamente individualizada.
A obesidade é fator de risco para um grande número de doenças, entre elas, a hipertensão, o diabetes, o câncer, doenças osteoarticulares, entre outras.
Existem vários opções terapêuticas para o tratamento da obesidade, e, de acordo com orientação e supervisão médica, poderão ser utilizados a fim de combater ou controlar essa doença.
Temos que colocar de lado um grande preconceito e entender que a obesidade não é uma “falta de força de vontade” e que, para tratá-la, não basta “fechar a boca”.
Precisamos ficar atentos e encarar essa doença com a seriedade que precisa ser combatida.
Acredite, a estética corporal que tanto motivas as pessoas a procurarem tratamento, é, na realidade, o menor dos problemas.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Famosos Online / Terra