Em alguns casos, o suicido pode ser resultado das transformações e de inúmeros conflitos internos que ocorrem na adolescência e, por isso, existe um maior risco de depressão, transtorno bipolar e do jovem ceder a pressões impostas pelos outros ou pela sociedade.
O comportamento suicida divide-se em 3 fases: pensar em suicídio, tentativa de suicídio e consumação do suicídio. O jovem que pensa em tirar sua vida, acredita que não existem soluções para os seus problemas e, normalmente, dá sinais de um desequilíbrio emocional, que pode passar despercebido por familiares e amigos, devido às características da adolescência, por exemplo. Veja quais são estes sinais que podem indicar o risco de suicídio.
Alguns fatores que favorecem os pensamentos e as tentativas de suicídio durante a adolescência incluem: 1. Depressão.
2. Problemas amorosos ou familiares.
3. Uso de drogas ou álcool.
4. Bullying.
5. Traumas emocionais.
Como evitar o suicídio
O que pode levar o adolescente a tentar o Suicídio
Para evitar os pensamentos e o planejamento do suicídio em jovens, é importante ficar atento aos sinais que podem indicar que a pessoa está pensando em tirar a própria vida. Mudanças repentinas de humor, agressividade, depressão e o uso de frases, como: ‘estou pensando em me matar; o mundo seria melhor sem mim, ou tudo se resolveria se eu não estivesse mais aqui’ também servem de alerta.
Mas somente identificar estes sinais não é suficiente, e por isso, é muito importante buscar ajuda profissional, com um psicólogo ou psiquiatra para definir as estratégias para parar de pensar em tirar a vida.
Fortalecer o vínculo afetivo com a família, amigos e com uma comunidade de fé como a igreja, por exemplo, pode ajudar a ter relações interpessoais mais satisfatórias e aumentar a percepção de apoio, melhorando assim o bem-estar e a qualidade de vida do jovem.
Se acha que não tem ninguém que possa ajudar, pode entrar em contato com o centro de apoio a vida, ligando para o número 141, que fica disponível 24 horas por dia ou Estados Unidos
National Suicide Prevention Lifeline
http://www.suicidepreventionli
Telefone: 1 800 273 TALK (8255)
https://instagram.com/dramonic
Twitter.com/dra_mathias