Não seja um fantoche da sua própria vida
O que quero dizer com essa palavra tão forte? Não ser um fantoche na minha própria vida? No mundo de hoje, o que mais vejo: pessoas presas nas suas próprias vidas, sem o poder de falar não quero, eu te amo , eu quero .
Por que digo isso e repito? No processo da vivência pessoas esquecem o que tem dentro do coração e dão mais atenção ao que as pessoas dizem. Em um mundo onde você escuta mais pessoas do que a voz do seus sentimentos. Se preocupar muito com a voz de uma sociedade com preconceito
Acredito mais ainda que existem pessoas que são presas no passado, tal referência, não devemos nos subestimar, por que novamente digo isso ? Por que quando eu ou Você está preso em fatos ocorridos no passado, o que acaba não dando espaço para uma nova vivência, uma nova tentativa de nos permitir ser felizes. Hoje estamos em uma sociedade cheia de livros, de práticas, teorias; temos filósofos, temos psicólogos, psicanalistas; um leque de opções pra nos auxiliar da melhor forma para nós ajudar a ter nossas corretas decisões.
Mas de que adianta tudo isso se fizermos a interpretação errada ? Pessoas são livres para falar escrever, porém nós temo responsabilidade de ter nossas próprias decisões, pois digo que temos que ter nossas próprias escolhas e afirmo o motivo, quem vai vivenciar o dia a dia?Somos apenas nós, não é minha psicóloga, não é o livro que eu li, não é desmerecer, pois leio muito, faço terapia porém, a decisão final sempre foi minha e sempre será.
O que devemos analisar em um conselho tóxico e aquele conselho de uma pessoa que irá te relembrar o passado, pessoas que não querem ver seu progresso emocional pois a sua vida se reluta na dela.
No mundo de hoje onde somos cheios de trabalhos e problemas, é normal as pessoas precisarem de terapia, ajuda, aconselhamento, entretanto até onde vai essa terapia? Me questiono.
É ela quem faz as escolhas que você deveria tomar e ela que escolhe que estilo de vida você vai levar ?
Não devemos nos permitir, o nome disso é abuso emocional! No decorrer da nossa trajetória conhecemos muitas pessoas assim, o que devemos fazer para evitar esse tipo de “conselheiros” ?
Seria não fazer terapia ? Errado pois existem muitos profissionais capacitados de uma boa saúde e competência emocional.
E devemos, nós mesmos analisar o nosso sentimento. O que você sente não é o suficiente? Muitas vezes o sentimento é oprimido, tal devido um conselho que temos, um livro que lemos, mas devemos relevar um fator, a vivência. Quem irá viver é apenas você. Não sou contra um conselho, um livro, muito pelo contrário ,se não fosse isso, eu não estaria escrevendo aqui, mas sou contra sim pessoa abusiva, com seus conselhos que estão dando. Será que você, que está dando o mesmo conselho estivesse vivendo faria extremamente assim? Acredito que não .
Pessoas são humanas e não um fantoche. Devemos aconselhar entretanto nunca decidir por elas.
A vida é o resultado de nossas escolhas, às vezes escolhemos ser felizes e está tudo pronto esperando por nós, mas uma palavra lida ou escutada errada nos faz mudar.
Eu desejo que tenhamos uma sociedade livre para se expressar, sem falsos conselheiros. E como diz um amigo de infância , conheça todas as teorias, domine todas as técnicas. Mais ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana