O médico Cirurgião Plástico Dr. Tiago Miolo esclarece as principais dúvidas sobre transplante capilar masculino.
O transplante capilar tem se tornado cada vez mais popular, não apenas entre famosos mas também fora do mundo das celebridades, sendo considerada uma das soluções estéticas mais eficazes para resolver a alopecia androgenética, vulgo calvície masculina.
O Dr Tiago Miolo, um dos principais especialistas em transplante capilar no Brasil, ressalta que o procedimento vai muito além de questões estéticas. “Muitos não percebem que como consequência do transplante devolvemos a autoestima e o bem-estar a quem tem esse problema. Vai muito além da vaidade, ressalta.”
No entanto, o bombardeio de informações desencontradas sobre o método faz com que muitas pessoas deixem de procurar o tratamento e usufruir de seus benefícios. Por essa razão, o Dr. Tiago Miolo esclarece alguns mitos e verdades sobre a técnica. Confira:
O transplante capilar utiliza cabelo de outra pessoa
Mito! Todo o procedimento cirúrgico do transplante de fios é realizado com cabelos do próprio paciente, ou seja, somente ele é o doador.
Não se deve usar raízes capilares de outra pessoa devido ao alto grau de rejeição.
O paciente sente muita dor durante o procedimento
Mito! Todo procedimento cirúrgico do transplante capilar é realizado em ambiente hospitalar devidamente equipado e com anestesia local. O paciente também é levemente sedado para ficar mais confortável durante todo o período da cirurgia.
Por isso, é indolor!
É possível reconstruir áreas extensas afetadas pela calvície
Verdade! É possível replantar áreas extensas do couro cabeludo afetadas pela calvície, mas, precisamos destacar dois pontos importantes. O primeiro é que o paciente precisa possuir uma área doadora suficiente para a restauração. O outro é que o médico-cirurgião especializado em transplante utiliza de técnicas que permitem a realização de uma cirurgia ampla.
O cabelo transplantado cairá após alguns anos
Mito! As raízes transplantadas são de uma região segura, onde não há efeito do hormônio que leva a calvície, portanto não caem. O acompanhamento médico pós transplante é primordial para que se tenha um resultado final satisfatório.
A cicatriz é imperceptível
Verdade! A alta tecnologia utilizada no procedimento deixa apenas uma cicatriz puntiforme, ou seja, um micro ponto que é praticamente invisível. Isso acontece porque a técnica utiliza tecnologia em que os fios são retirados um a um, fazendo com que o local fique sem cicatrizes lineares.