O produtor musical explica a importância dos processos ao finalizar um álbum.
Para um produtor musical gravar um CD não é nada fácil, exige muita dedicação, conhecimento e sintonia com o trabalho que está sendo realizado. Ao finalizar o processo com as músicas gravadas e registradas, é necessário passar por mais uma etapa da produção: a mixagem e masterização.
Cassio aponta que muitos artistas desanimam durante essa parte do processo, pois temem em haver grande mudanças no resultado. Mesmo que ambos exijam a mesma técnica e ferramenta, elas são diferentes e de suma importância para o desfecho do álbum. Dessa forma, o produtor explica o que é necessário saber sobre esses procedimentos que garantem qualidade artística e técnica.
A primeira ferramenta a ser aplicada é a mixagem, nela se estabelece os níveis de volume para cada voz e timbre de cada instrumento. Todos serão equilibrados e incorporados para construir a música em seu formato final, é basicamente uma gravação multitrack, partes individualizadas e instrumentos são utilizados para formar uma canção sincronizada e com fluidez. Além disso a mixagem pode ser realizada em apresentações ao vivo, para manter em equilíbrio volume e timbre dos componentes, para serem ouvidos de forma clara.
Enquanto a masterização é posta em prática no final da pós-produção de áudio, ela apura e corrige os arquivos mixados. Após esse processo algumas falhas se tornam presentes, problemas que serão eliminados ou minimizados através da masterização. Dessa forma ela tem como objetivo obter a qualidade do som no produto que será entregue através da consistência e balanceamento do álbum.
Tanto a mixagem quanto a masterização são reconhecidas e bem aceitas pelos produtores musicais, visto que, quando bem executado, agrega valor no produto. Um dos objetivos que Cassio sempre busca apresentar para seus clientes.