Em exibição na Universidade de Nebraska-Lincoln, a coleção de bolsas narra a jornada pessoal e profissional do artista

O designer e fotógrafo Rafael Bertacini, apresenta um de seus projetos na Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos. Disponível até o dia 31 de julho, a exposição trata-se de uma coleção de seis bolsas artísticas. Utilizando materiais não convencionais na indústria e tecnologia de ponta, cada bolsa narra seu processo de autoconhecimento e aceitação como homem gay. Este trabalho não só destaca sua habilidade como designer, mas também reflete sua jornada pessoal e profissional.

Nascido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Rafael desde cedo demonstrou paixão pelas artes e um desejo de expressar sua identidade. Explorando livremente os espectros da sua feminilidade e masculinidade, enfrentou um contexto social que não favorecia a liberdade de expressão infantil. Canalizou essa necessidade de expressão por meio de trabalhos manuais, uma prática que se intensificou devido aos sintomas de hiperatividade nunca tratados na infância.

Ao longo de sua carreira Rafael, atuou em diversas funções, tais como assistente de pesquisa de Pós-Graduação na Universidade de Nebraska-Lincoln, diretor de arte e fotógrafo na Approve Streetwear e estagiário de marca e comunicação na L’Occitane en Provence. Já colaborou com influenciadores do Instagram, cantores e atrizes como: Jade Picon, Gabi Lopes, Leo Picon, Tata Estaniecki, Laura Castro, Clau e Marcella Maia. E ainda, fotografou campanhas e produtos para clientes como: Lojas Riachuelo, Spa L’Occitane, Kopenhagen e TRUSS Professional.

A exposição atual, intitulada “Além das fronteiras: bolsas como narrativa do eu divergente e da identidade”, explora vários aspectos da moda. A coleção é dedicada à narrativa, com cada bolsa servindo como um testemunho da jornada de autodescoberta e cura do designer. Além disso, também é dividida em três atos: Configuração, Confronto e Resolução, sendo que cada ato apresenta uma subcoleção que reflete sua trajetória.

Esse projeto foi desenvolvido para o seu mestrado e foi totalmente pensado e bancado por ele mesmo, utilizando modelagem 3D e impressora 3D, máquina de corte a laser, reaproveitamento de bolsas descartadas, materiais não tradicionais: Tyvek, lacres de plástico (zip-tie), corda de paraquedas, etc. O projeto teve apoio de seu orientador, Professor Michael Burton juntamente com os membros da comissão, Dr.ᵃ Sandra Starkey e Dr.ᵃ Mary Alice Casto.

Além de estar em exibição, o trabalho de Rafael foi agraciado com o prêmio Student Research Days Fellowship (Arts and Humanities) pela Universidade de Nebraska-Lincoln, NE, reconhecendo a excelência e a inovação de seu projeto.

Em setembro de 2024, Rafael dará um novo passo em sua brilhante trajetória profissional e acadêmica ao iniciar um segundo mestrado na renomada Universidade da Califórnia-Davis. Com uma bolsa de estudos de prestígio, conhecida como Provost’s Fellowship ou Bolsa do Reitor, ele continuará a expandir seus horizontes e contribuir de forma significativa para o campo das artes e do design.

Sobre a exposição:

Os visitantes podem explorar a coleção nos salões do Departamento de Têxteis, Merchandising e Design de Moda da Universidade de Nebraska-Lincoln até o dia 31 de julho. As bolsas são expostas, acompanhadas de explicações detalhadas sobre seus conceitos e materiais.

Está disponível para exibição no mundo todo e também pode ser visto através do site: https://brtcn.co/beyond-boundaries-handbag-collection

Sobre Rafael: 

Mestre em Belas Artes em Design

Universidade da Califórnia-Davis, Davis, CA;

Mestre em Arte Têxtil, Merch. Design de Moda (Cultura Material e Estudos Têxteis)

Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL) e Bacharelado em Design (Industrial e Gráfico)

Universidade de São Paulo (USP).

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/rafaelbertacini/ Seu trabalho pode ser encontrado online em https://brtcn.co/home