A palavra é motivo de discussão e debates nas redes sociais. 

Nas últimas horas surgiu uma discussão acalorada nas redes sociais acerca de uma palavra usada pelo jornal Folha de São Paulo. 

O jornal usou o termo “Despiora”, ao falar da situação economica do país, e causou dúvidas, virou piada e meme nas redes sociais. O jornal foi acusado por diversas pessoas, de não querer dizer que o governo atual melhorou a economia do país. Mas será que essa palavra é sinônimo de melhora? 

O doutor em letras Pablo Jamilk, explica que a palavra “Despiora”, é uma forma conjugada do verbo “Despiorar”, que tem o uso mais comum no português falado em Portugal, mas isso não significa que a palavra não exista. 

 Na verdade, essa palavra existe e é dicionarizada. O dicionário Priberam, traz a definição da palavra Despiorar: Tornar ou ficar menos mau ou menos mal. 

Como essa palavra é formada? Ela é formada pela colocação de um prefixo antes do termo piorar: (des + piorar). É possível entender que a palavra despiorar, não significa a mesma coisa que a palavra melhorar, despiorar, significa parar de piorar, ou piorar um pouco menos. 

Então neste caso, a escolha lexical, tenta enfatizar, que algo está parando de piorar.  

Quando se pensa que poderia ter sido usado a palavra melhorar ao invés de despiorar, isso depende da intenção de quem escreveu o texto, mas é importante frisar que as duas palavras não são tão aproximadas em sentido.   

O uso da palavra despiora, não é errado. A questão a ser avaliada é, qual foi a real intenção de quem usou essa palavra no texto publicado no jornal? 

Sobre Pablo Jamilk  

Atuante no mercado digital desde 2010, o professor Pablo Jamilk, leciona para alunos do país inteiro, que por meio de suas aulas online, cursos e palestras, buscam alcançar bons resultados no Enem em concursos e vestibulares.  

Nascido e criado na cidade de Cascavel no Paraná, Pablo Jamilk, desde sempre demonstrou interesse pela educação. Aos 15 anos, assumiu o posto de professor de iniciação à filosofia, dando aulas para alunos do ensino médio, na escola onde estudava. Pablo também foi bibliotecário e professor de língua inglesa para crianças de 3 a 5 anos, nesse período desenvolveu uma metodologia lúdica para o ensino da língua estrangeira.  

Apaixonado pela educação, o jovem cursou letras, a fim de seguir adiante em seu sonho de ser professor, essa foi a melhor escolha que Pablo poderia fazer. Com muita dedicação, se formou mestre e doutor em letras. Escreveu mais de 10 livros voltados para os concurseiros, vestibulandos e os aficionados pela língua portuguesa.  

Com números impressionantes, o professor vem se destacando na internet, seus inscritos no YouTube somam mais de 380 mil que acompanham suas videoaulas com dicas sobre verbos, uso da vírgula, modelos de redação entre outros.  

No Instagram, Pablo faz lives semanais com conteúdos diversos da língua portuguesa, para seus mais de 420 mil seguidores.  

Redes Sociais  

Instagram: https://www.instagram.com/pablojamilk  

YouTube: https://www.youtube.com/pablojamilkoficial  

Site: https://www.pablojamilk.com.br/  

 Foto: Renata Abegg/Consultório da Fama Assessoria