Hepatite medicamentosa é causada por inflamação no fígado de forma aguda (lesão hepática aguda) ou crônica provocada por drogas, medicamentos, suplementos alimentares, fitoterápicos ou insumos vegetais (chás e ervas). É importante ficar atento para sua prevenção.

Quais os principais remédios que podem levar à hepatite?

Os antibióticos são os mais frequentes, incluindo aqueles utilizados para o tratamento da tuberculose, seguidos pelos anticonvulsivantes e anti-inflamatórios.

Quais os sintomas?

Na maioria dos casos são assintomáticos e descobertos em exames rotineiros. Mas podem se manifestar como hepatite aguda com náuseas, vômito, cansaço, falta de apetite, seguidos por vezes de icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura com cor de coca-cola. A evolução para cura ocorre na maioria dos casos. Mais raramente podem evoluir com insuficiência hepática grave (quando o fígado para de funcionar de forma aguda) com necessidade de cuidados intensivos e avaliação para transplante de fígado! Alguns casos podem progredir para hepatite crônica, e mesmo cirrose hepática (tipo de cicatrização no fígado levando a doença hepática terminal).

Por isso a importância de sempre estar sendo acompanhado por um médico, e não se automedicar.

Por Dra. Daniela Fernandes
@ecllinic