Hoje vamos falar um pouco sobre alergia e intolerância alimentar infantil, vamos entender as diferenças entre elas. A Nutricionista Dayse Paravidino está se expandindo seu trabalho pelo Brasil. Inclusive ela já atende várias crianças em São Paulo. Aliás, grande parte dos atendimentos infantis, está relacionado a introdução e alergia alimentar.
Entretanto, é sempre importante deixar claro que há diferença entre intolerância e alergia alimentar. Vamos entender melhor o que cada uma significa:
- A intolerância alimentar tem como principal característica, o desconforto que esses alimentos podem causar durante o processo de digestão. Os sintomas são, azia, enjoos, má digestão, sensação de estômago pesado, inchaço e dor abdominal;
- Já, a alergia alimentar acontece quando o sistema imunológico tem uma reação a certos alimentos. Em caso de alergia, os sintomas comuns são inchaço nos olhos, boca ou nariz, coceira ou vermelhidão na pele. Alguns casos, podem surgir dificuldade para respirar, chiado no peito, entre outros sintomas.
Por isso, é importante conhecer os 8 alimentos mais alergênicos do mundo:
- Leite de vaca
- Ovo
- Soja
- Camarão
- Amendoim
- Castanhas
- Trigo (glúten)
- Peixes
- Dra. Dayse Paravidino fala sobre, alergia e intolerância alimentar infantil
- Dra. Dayse Paravidino fala sobre, alergia e intolerância alimentar infantil
- Dra. Dayse Paravidino fala sobre, alergia e intolerância alimentar infantil
Alergia e intolerância alimentar no início da introdução alimentar infantil
A fase da introdução alimentar, é a mais importante para evitar e descobrir esses problemas relacionados a alimentação. Portanto, entre 6 meses a 1 ano, em que se inicia a introdução alimentar. É muito importante que seja oferecido uma quantidade variada de alimentos para as crianças. É importante que seu bebê tenha contato com a maior quantidade de alimentos possível e principalmente os alergênicos. Mesmo que esse contato aconteça de forma esporádica.
Entretanto, é importante que antes de 01 ano de idade a criança não tenha contato com leite de vaca e seus derivados. Outro ponto importante, é o preparo dos alimentos. Deve se tomar alguns cuidados para evitar que a criança se engasgue
Durante a alimentação, principalmente a dos alimentos alergênicos, se perceber qualquer sinal de alergia é importante busca auxílio médico imediato. E após esse primeiro atendimento consultar a nutricionista para identificar essa possível alergia.
Agora se quiser saber ainda mais sobre alergia e intolerância alimentar, a nutricionista Dayse Paravidino terá o maior prazer em auxiliar!