Iniciativa estreia no YouTube e nas redes sociais oficiais do músico no dia 11 de junho, com episódios semanais e show já marcado no Blue Note SP, em outubro;
O músico, produtor e educador Fernando Quesada estreia seu novo projeto solo “Fernando Quesada Acústico BR”, uma homenagem acústica aos grandes clássicos do rock nacional. O projeto está previsto para ser lançado no dia 11 de junho, com quatro temporadas, cada uma trazendo episódios semanais com releituras e breves histórias sobre cada música. Os vídeos serão publicados toda quarta e domingo no canal Acústico BR no YouTube e nas redes sociais do músico.
Com versões intimistas em violão e voz, o projeto resgata a essência melódica e harmônica de canções que marcaram gerações de artistas como Titãs, Skank, Cássia Eller e outros. A primeira temporada já chega com versões inéditas de faixas de Raul Seixas, Capital Inicial, Roberto Carlos, Nando Reis, Cazuza, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana. O show de lançamento já está marcado e acontecerá no dia 22 de outubro, no Blue Note São Paulo, dentro do projeto Rolling Stone Sessions, que é um dos apoiadores.
“Sempre acreditei que a música tem o poder de nos conectar com quem somos, com a nossa história e com as emoções que muitas vezes nem conseguimos nomear. O Acústico BR nasce desse desejo de revisitar as raízes do rock nacional, trazendo à tona a força das melodias, letras e arranjos que marcaram época, mas agora de forma muito mais intimista, apenas com violão e voz. Tecnicamente, foi um grande desafio encontrar o equilíbrio entre simplicidade e riqueza musical, respeitando a identidade original de cada faixa, mas propondo uma nova escuta. Cada episódio é também um convite à memória afetiva: não é só sobre ouvir, é sobre sentir. Quero que as pessoas se reconheçam nessas canções, que elas se tornem trilha sonora de novos momentos, com a mesma intensidade que foram lá atrás”, explica Quesada.
A proposta vai além da execução musical. É uma celebração do violão, o instrumento mais tocado no Brasil e uma reverência à trajetória do rock nacional, agora revisitada sob a sensibilidade e a identidade musical de um artista que já percorreu os palcos do mundo.
Quesada é um dos grandes nomes da música no país e já realizou mais de mil shows e palestras em mais de 20 países, foi baixista das bandas Shaman e Noturnall, e participou de projetos internacionais como os musicais do Queen. Ao longo de sua carreira, o músico dividiu palco com grandes nomes nacionais e internacionais e assinou produções musicais com grandes artistas da cena.
Além da performance, Fernando Quesada é referência na educação musical e no marketing musical. Foi fundador e diretor da EMT Online, diretor da Escola de Música e Tecnologia, e, atualmente, é sócio-diretor da School of Rock no Brasil, Portugal e Espanha, a maior rede de escolas de música do mundo e também é idealizador do projeto social Música Show, que leva ensino gratuito de música a crianças e adolescentes através do Instituto Cacau Show.
Para o sucesso do “Acústico BR”, além de Fernando Quesada existe uma equipe multidisciplinar participando de todo o projeto. Integram o time o produtor de shows e diretor da North Star Concerts Rogério Guesso, com centenas de produções no currículo e o estrategista, especialista em marketing digital e músico Cassim, que coleciona diversos cases de sucesso na carreira. Juntos, o trio une forças para proporcionar ao público uma experiência capaz de transformar o “normal” em um momento único, despertando sentimentos diferentes.
Desenvolvido com uma construção artística completa, que envolve planejamento, direção criativa, produção visual, curadoria e estratégia digital, o projeto será composto inicialmente por 30 vídeos, onde cada temporada será gravada em um lugar diferente e alguns dos episódios contarão com participações mais do que especiais.
“Estou muito feliz com esse projeto e com o que estamos propondo, é um convite à memória afetiva de quem cresceu ouvindo rock nacional, mas também uma ponte com as novas gerações, que agora poderão redescobrir essas músicas em um formato diferente”, completa Quesada.