LIA, foi uma das revelações do The Voice Kids 2016, dona de uma voz potente e autêntica, ela conquistou os jurados, e se juntou ao time de Carlinhos Brown.
A menina no The Voice Kids cresceu e hoje é uma mulher empoderada e cheia de personalidade, além de cantora é compositora, e criou diversas canções maravilhosas, que estão disponíveis em seu canal no Youtube e no Spotify.
LIA contagia seus mais de 11k de fãs no Instagram com seus stories super divertidos ao lado de sua namorada Ana Carolina Gripp, além de compartilhar pratos da sua dieta vegana.
Conversamos com a cantora, para saber mais sobre seu ativismo nas redes, curiosidades sobre a carreira e aceitação.
Famosos Online – Nos conte um pouco sobre sua raiz musical.
LIA – Eu nasci em uma família muito musical, desde pequena tenho memórias de almoços rodeado de música. Lembro do meu pai tocando piano em casa, é uma das primeiras memórias que tenho de criança. Depois das panelas da cozinha, o piano foi meu primeiro instrumento, a partir daí foi bateria, ukulele, flauta, pandeiro, aula de coral, e foi no canto que eu me encontrei. Minha mãe canta, meu pai canta, meus tios cantam se eu não cantasse seria uma surpresa hahaa.
Famosos Online – Você em algum momento teve medo de expor sua sexualidade em suas redes sociais?
LIA – É sempre muito difícil expor sua vida pessoal nas redes sociais, é importante manter algumas coisas discretas, mas eu vi isso como uma forma de inspirar as pessoas que estão com medo. Eu acho que o tempo de se esconder já passou, cada vez que nos escondemos, deixamos as pessoas passarem por cima de nós e já sabemos que isso só piora com o tempo.
Para mim nunca foi difícil falar sobre isso, até porque minha família fez o mínimo que foi me acolher e me apoiar, então nunca foi um tabu. Infelizmente, às vezes essa pode não ser a realidade da pessoa com quem me relaciono, então se ela quiser manter discrição sobre isso, irei entender. Acho que se eu quero ser famosa e inspirar as pessoas, ser verdadeira com meu público e principalmente comigo é o melhor caminho.
Famosos Online – Você acredita que a música tem o poder de diminuir os preconceitos sexuais, sociais e raciais?
LIA – Com certeza! A música é uma conversa, uma história, um diálogo, às vezes nem letra é preciso para passar sentimentos. A arte tem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e do ser indivíduo, a música principalmente! Rael uma vez disse em um verso da canção “O Hip Hop é Foda”: “projetos sociais não seduzem marginais, mas põe um rap pra ouvir a diferença que faz”, esse é o poder da música, é força transformadora, ela pode dar voz a um povo, a um grupo, a uma causa, a uma história.
Famosos Online – No videoclipe de “Pra Você “, fica claro que você exalta a comunidade LGBTQIA+, e o amor. Como foi o processo criativo dessa música e vídeo?
LIA – Durante boa parte da minha vida eu pensei o quão difícil deve ser para as pessoas que não tiveram o mesmo acolhimento que eu tive quando contei à minha família sobre minha sexualidade. Eu vi de perto alguns dos meus amigos sofrerem por serem quem são e amar quem amam, daí surgiu “Pra Você”. Essa canção foi pensada pra você que se sente aprisionado, sufocado, numa tempestade de sentimentos ruins e precisa saber que essa chuva vai passar e o arco-íris brilhará. O vídeo foi feito de forma amadora, eu queria trazer meus amigos que são da comunidade para mostrar que o amor é diverso, é lindo, é válido e é possível mesmo com tantas coisas dizendo que não.
Famosos Online – Qual a sua relação com os haters? Como você lida com essas pessoas nas redes sociais?
LIA – Pra falar a verdade eu só tive uma hater na vida, que na verdade era uma senhora bem homofóbica. Ela disse coisas terríveis, falou que minha mãe não me deu educação, que eu estava perdida, que eu ia pro inferno, esse tipo de besteira, tudo porque ela me seguia no Facebook e a música “Pra Você” tinha aparecido na timeline dela. Eu tentei lidar com isso com muito amor, pois eu sabia que ela estava cega para a realidade. Desejei tudo de bom pra ela no final e na época meu pai escreveu para ela também, eu tinha uns 16 ou 17 anos. Se formos jogar sempre na mesma moeda, não seremos tão diferentes deles.
Mas eu tento ser o mais próxima possível das pessoas que me acompanham, sempre leio as mensagens no direct, sempre estou conversando com a galera, não acho legal parecer superior a ninguém só porque eu tenho um certo número de seguidores ou algo do tipo.
Famosos Online – Nos conte como foi o processo de aceitação de sua família quando você falou sobre sua sexualidade.
LIA – Foi tranquilo, eu fiquei com receio (apesar de eles nunca terem dado sinal de que iriam ficar tristes com esse tipo de revelação) mas a sociedade como um todo faz a gente ficar com medo sendo mulher e bissexual, tem muito estigma em cima disso. A bissexualidade sempre foi muito vista como indecisão, como libertinagem, perversão, quando na realidade é apenas uma orientação sexual que não define caráter de ninguém.
Famosos Online – Com a flexibilização da quarentena e a volta dos espetáculos, você já tem data para fazer shows ao vivo?
LIA – Ainda não tenho data, mas estou correndo atrás para fazer shows!! Então podem me chamar para cantar em restaurantes, bares, casamentos, festas particulares. Contanto que sigam as regras, eu estou dentro!