PROGRAMA DE DETECÇÃO E ERRADICAÇÃO DA ANEMIA EM ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PREFEITO ADHEMAR DE BARROS – SÃO PAULO/SP
Apoio:
– Dr. Alexander Gomes de Azevedo – MD-PhD
– Empresa Biodina Brasil
Agradecimento:
Agradecemos a diretora Janaína Borba e os demais funcionários que nos ajudaram nesse projeto.
EMEF PREFEITO ADHEMAR DE BARROS
RESUMO DOS RESULTADOS
Inicialmente foram realizados em março de 2018, 387 exames para avaliação da hemoglobina de sangue periférico com o aparelho Hemocue 201, da empresa Biodina Brasil. Desses exames, 322 foram realizados em crianças e 65 em adultos.
Os exames foram realizados pela enfermeira Rachel Fonseca e a tecnóloga em saúde Tamara Camacho, funcionarias da empresa Biodina, sendo auxiliadas por funcionários da escola, que ficaram responsáveis por colocar os dados das crianças, dos adultos, e do exame na planilha Excel.
Prevalência:
Encontramos uma prevalência de anemia em aproximadamente 20,8% das crianças entre 6 e 14 anos de idade. A prevalência foi maior no grupo de crianças com idade entre 6 e 8 anos, com 30,2%,.
Entre os 65 adultos examinados, 52 foram do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com prevalência de anemia de aproximadamente 27,7% (18 indivíduos), sendo maior no sexo masculino (38,5%) que no feminino (25%). Um adulto do sexo feminino foi detectado com anemia grave, sendo encaminhada para um hospital e internada pelo médico de plantão na UTI para receber transfusão sanguínea.
Conclusão da primeira fase do Programa:
Através dos exames de hemoglobina, ficou demonstrado que a anemia é um problema de saúde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Adhemar de Barros, tanto para alunos como para funcionários.
A rápida suplementação para os anêmicos e a orientação nutricional para a comunidade são ações importantes para evitar maiores problemas na saúde dos indivíduos, ocasionado pela anemia por deficiência de ferro.
SUPLEMENTAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E PROFESSORES
Não foi possível fazer a suplementação dentro da escola, por recomendação da Direção Regional de Ensino (DRE). Por esse motivo, foram distribuídos 20 doses do suplemento Ômega Life (duas latas) com 29 nutrientes (4 nanoencapsulados) para as pessoas consideradas com anemia tomarem em casa. Isso dificultou o acompanhamento das crianças para o uso correto da suplementação.
REALIZAÇÃO DE NOVOS EXAMES PARA AVALIAR O RESULTADO DA SUPLEMENTAÇÃO
Dando continuidade ao Projeto e Erradicação de anemia, em 28 de novembro de 2018 o IAA juntamente com a empresa Biodina realizou novos exames para as pessoas diagnosticadas com anemia. Os resultados serão analisados, e deverão ser divulgados em meados de dezembro de 2018.
Os exames foram realizados pela enfermeira Jaqueline Godinho de Oliveira e a tecnóloga em saúde Tamara Camacho, e contou com a presença do Dr. Alexander Azevedo, Presidente do IAA.
Endereço: Rua Giovanni Amadeo, 187 – Jardim Catanduva, São Paulo – SP, 05767-400
Telefone: (11) 5841-5095