Muita gente acredita que o treino para hipertrofia, como os exercícios de musculação, são destinados apenas para quem deseja desenvolver os músculos ou ficar com o corpo bem definido. Porém, esse tipo de treino é muito importante também para quem deseja emagrecer.
Isso porque, embora um treino de musculação normalmente não queime tantas calorias quanto um treino aeróbico, ele traz outras características muito importantes para quem deseja queimar gordura.
Por exemplo: treino de musculação é mais eficaz do que aeróbicos na construção muscular e, consequentemente com o ganho de massa magra, o metabolismo é acelerado, fazendo com que o corpo queime mais calorias em repouso. Essencialmente, quanto mais músculos você tem, mais acelerado é o seu metabolismo.
Claro, musculação sozinha não fará ninguém emagrecer por si só, mas somente o fato de que você estará queimando mais gordura em repouso, é algo incrivelmente estimulante.
Gordura não se transforma em músculos e vice-versa.
Muita gente ainda acredita nesse mito, porém não existem processos fisiológicos do organismo que causem essa transformação. Na queima de gordura usamos exercícios para fazer o organismo gastar mais calorias e com isso utilizar o estoque de “combustível” que está armazenado nos tecidos adiposos.
Já no ganho de massa muscular, usamos exercícios que promovem determinados estímulos nas células musculares com o objetivo de provocar pequenas rupturas em suas fibras, e com isso, estimular uma adaptação que culmina no aumento dessas células.
Crescer ou queimar? Oh dúvida cruel
Em programas avançados de treinamento e nutrição esses dois objetivos são diretamente opostos. Não é possível fazer um treino e uma dieta com objetivos de definir e ao mesmo tempo construir músculos. É preciso priorizar, ou seja, separar uma fase para gerar hipertrofia e outra para favorecer a queima de gordura. Saber aplicar estratégias corretas dentro de um planejamento é fundamental para o sucesso dessa difícil jornada de definir o corpo. Decidir qual desses objetivos devemos fazer primeiro não é uma questão simples, deve-se avaliar individualmente cada caso, antes de tomar essa decisão.
Vamos demonstrar de duas maneiras simples os maiores erros que muitos praticantes experientes cometem para que você possa visualizar e entender melhor.
O primeiro erro normalmente é cometido por mulheres, que por medo de ficarem musculosas demais, não querem fazer treinos que estimulam o aumento da musculatura e insistem em fazer apenas atividades aeróbicas, por horas e horas, em vários dias da semana. Associam essas atividades com dietas ultrarrestritivas, cortando carboidratos e pulando refeições, não conseguindo conquistar assim um corpo definido. Mesmo com toda essa dedicação e sofrimento, o máximo que se consegue é uma aparência conhecida como “Falsa Magra”. São pessoas que aparentemente são magras, mas ao mesmo tempo com alta quantidade de gordura localizada.
Já o segundo caso de erros comuns, normalmente é cometido por homens, que só querem treinar para crescer, hipertrofiar e ganhar massa muscular. Fazem treinos de musculação diariamente, apenas para esses objetivos e não dão importância para outras atividades. Também não se dedicam com a mesma proporção e atenção na própria dieta. Consomem suplementos em excesso e fazem uma alimentação hipercalórica. Com isso, no máximo conseguem aquele físico conhecido como “Boneco da Michelin”. Forte, grande e roliço. Sem definição nenhuma.
Os iniciantes em treinamento físico, ou seja, aquelas pessoas que vem levando uma vida sedentária há um bom tempo, não possuem definição muscular justamente por não praticarem exercícios. Por outro lado, não precisam e nem devem se preocupar com isso de imediato. Programas iniciais não visam uma grande hipertrofia e são utilizados para criar as condições ideais para que ela ocorra futuramente. Mesmo assim, ao iniciar um treinamento adequado, vão ocorrer ganhos significativos de massa muscular naturalmente e ao mesmo tempo, sair do zero para a prática de exercícios, aumentando o metabolismo e favorecendo uma grande redução de gordura corporal em poucas semanas.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Famosos Online