A médica também explica que não perdemos a gordura do abdômen com a prática do exercício

Ter uma barriga chapada é o sonho de muitas pessoas. Mas na hora de fazer exercícios abdominais é comum cometermos erros. A médica e musa fitness Camilla Lewin listou alguns deles.

1- Não usar colchonete: Não devemos deitar diretamente sobre o chão, pois isso pode trazer danos nas costas e no cóccix.

2 – Tensionar o pescoço ou se levantar usando ele

A tensão no pescoço é causada pela falta da técnica correta. Não use a força do pescoço para levantar, e sim a do abdômen. Se for necessário, vá mais devagar e sinta os músculos queimarem.

3- Não controlar a postura

A pessoa pode passar a sobrecarregar partes do corpo se não controlar corretamente a postura, o que é prejudicial

4 -Subir até tocar os joelhos: Não há necessidade de elevar tanto o tronco até que toque os joelhos. Se você sobe até a metade, fortalece a região abdominal do mesmo jeito, e não usa a força do pescoço.

5- Deixar o abdômen relaxado: Nunca suba e desça com o abdômen relaxado. O ideal é recrutar a musculatura forçando o umbigo para dentro durante toda a rotina.

6-Fortalecer só uma parte do abdômen:

Focar somente na parte superior do abdômen e deixar de lado os oblíquos, inferiores e transverso é um erro bem comum no treino abdominal. Para conseguir uma barriga dos sonhos, não há que se concentrar em uma única parte do abdômen, mas trabalhá-lo por completo.

7- Não respirar corretamente

O correto é manter a respiração normalmente. Preste atenção na sua inspiração e expiração. Isso vai ajudar a manter a postura e a concentração.

8- Fazer abdominal diariamente: O abdômen é um músculo como outro qualquer. Ele precisa de descanso. Então, o ideal é fazer no máximo três vezes na semana, dando um intervalo de pelo menos 48 horas entre um treino e outro.

9 Exagerar nas repetições

Preze muito mais pela qualidade do exercício abdominal do que pela quantidade. O excesso de exercícios pode até causar lesão dos músculos abdominais ou de partes críticas do corpo como pescoço e coluna. 15 minutos em média já são suficientes.

Camila também elencou os melhores exercícios para o abdômen para praticar.

  • Abdominal tradicional
  • Abdominal infra
  • Abdominal remador
  • Abdominal oblíquo

É importante ressaltar também que exercícios abdominais não fazem você perder a barriga saliente. Apesar disso, quem tem muita gordura no abdômen não deve deixar de praticar o exercício.

“Na verdade, todas as pessoas precisam fazer o treino de abdominal para fortalecer o músculo do abdômen. Quem têm a capa de gordura por cima do abdômen, só vai diminui-la fazendo treinos aeróbicos, aliados com musculação e dieta. Mas isso não impede que ela faça o exercício para fortalecer o seu abdômen”, explica.

Camilla diz que exercícios abdominais não vão te dar os famosos gominhos. “Isso é mito! Todos nós já temos os nossos gominhos formados. O que acontece é que ao longo da vida vai criando-se capa de gordura por cima do músculo abdominal. Então, façam exercício abdominal sabendo que é para fortalecimento, tá bom?! A capa de gordura será retirada com treinos intensos e dieta”, finaliza.