Faz quase um ano que a vida da cadela Kilica e de sua família virou de cabeça para baixo. Em outubro de 2020, o “pai” do pet, DJ Mário Pires, viajou para uma gravação de clipe no Rio de Janeiro. Nessa viagem, a “mãe” Karine Carrijo registrou tudo – desde o avião à chegada no destino.
Como os seguidores curtiram o conteúdo, pediram para que fosse criado um perfil exclusivo para Kiliquinha. Não demorou muito para a cachorrinha viralizar em todo o Brasil. Ainda na viagem de volta, apenas dois dias depois, a família já havia sido parada por várias pessoas para tirar fotos no aeroporto do Galeão. Era o começo da trajetória de pet influencer da bulldog de seis anos.
Atualmente, com seus vídeos de dublagem, soma cerca de sete milhões de seguidores no TikTok, outros 650 mil no Instagram e quase 600 mil inscritos no YouTube, sendo a terceira pet mais pesquisada do mundo no Google.
Também responsável pela criação de conteúdo digital da Kiliquinha, a “mãe” Karine revelou como Kiliquinha entrou na família.
“Em 2015, vi um cachorro em uma feira de rua sendo vendido todo machucado, cheio de marcas de remédios. Era a Kilica. Fiquei muito tocada, logo fui pra casa, sonhei com ela e resolvi buscar no Google. Logo na primeira foto, já apareceu o perfil de venda”, conta.
Karine é contra a venda de animais, porém, naquela circunstância percebeu que estaria resgatando o pet de maus tratos. O que ela não esperava é que sua “filha” se tornasse um fenômeno nas redes sociais anos depois.
Além disso, a fama trouxe bastante retorno financeiro a partir de parceria com empresas milionárias. Kiliquinha surfa na onda do mercado Pet Lover – isto é, voltado para a relação entre os pets e seus donos. Segundo Karine, esse mercado vai além da experiência Pet Friendly, amigável aos pets, que já é comum no país.
“Já fechamos publicidade com várias marcas famosas, como Burger King, Aliexpress, Magalu, Ifood, Vivara, Hoteis.com e Skala”, lista. Isso sem falar nas grandes empresas do mercado pet com quem Kiliquinha tem parceria, como NexGard (que é um tablete mastigável contra pulgas e carrapatos), Box Petiko (de envio de petiscos e brinquedos), Pinn Pet (pingente inteligente com QR Code), Limpatinha (spray de higiene animal) e Pet Jr. (venda de bolsas, roupas, camas, tapetes e outros acessórios para pets).
“Sem dúvida, é um dos maiores mercados em ascensão. Ficamos até chocados às vezes com a evolução gigante do mercado desde que a Kilica viralizou até agora. Apenas um ano e muita coisa já mudou”, relembra. “As marcas tinham dificuldade de relacionamento e monetização das parcerias. Hoje, a realidade é bem diferente, já que o números de pet influencers tem crescido muito também”, avalia.