Evento acontece de 05 a 08 de setembro

A Zona Oeste do Rio de Janeiro se prepara para um mergulho na cultura, arte e diversidade com a chegada do Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu – edição Primavera Banguense. Entre os dias 5 e 8 de setembro, o evento ocupará simultaneamente quatro espaços emblemáticos da região: Parque Realengo Susana Naspolini, Espaço Cultural Márcio Conde, Areninha Carioca Hermeto Pascoal e Praça Guilherme da Silveira. Com uma programação gratuita e variada, o festival oferecerá atrações culturais e debates relevantes sobre o desenvolvimento local.

Esta edição marca um dos maiores eventos já realizados pelo Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu, que teve sua primeira edição em 2013. O nome “Primavera Banguense” simboliza o desejo de destacar o dinamismo cultural da região.

“A proposta é valorizar a cultura periférica, proporcionando acesso a diversas expressões artísticas e fortalecendo a identidade local”, destaca Thiago Mathias, um dos idealizadores do Festival de Música e Cultura de Rua de Bangu – edição Primavera Banguense. “É um evento feito para o povo e pelo povo, destacando as vozes e talentos da Zona Oeste”.

Entre os destaques do festival estáo a cantora, compositora e ativista pernambucana Doralyce, roda de samba do grupo Colete Curto, show de Andréia Caffé e PH Mocidade e Oeste Jazz e mais de 20 rodas de conversa com convidados que fazem parte da história e da cultura da região.

Produtores culturais locais

Outra novidade é a participação dos produtores culturais formados pelo Programa de Produtores Culturais da Periferia, uma iniciativa do EducaZO. Após passarem por oficinas gratuitas em Escrita de Projetos, Fotografia com Celular e Produção de Eventos, esses produtores estarão à frente da organização do festival.

A entrada é gratuita e é preciso baixar o ingresso em: https://www.sympla.com.br/evento/primavera-banguense/2605839?referrer=linktr.ee

Programação completa

Dia 05/09 – Abertura do evento

Palco Realengo 100% Verde: Às 16h, debates sobre “Agendas locais e História e memória da Zona Oeste”, Convidados: Roberta Freire (Agenda Realengo 2030), Teresa Amália (Agenda Campo Grande 2030), André Mansur e Paulo Vitor (Museu de Bangu) às 18:30h apresentações das Mariamas, do Espaço Acreditar e do projeto Poesia Preta: Poetas Negros da Zona Oeste.

Palco Espaço Cultural Márcio Conde: Às 18h, debate sobre “Como as iniciativas do território se conectam” e “O papel das empresas e do poder público no fomento às potências do território”, com Mateus Aragão, e da Secretaria Municipal de Cultura, e Livia Costa, da Brunel Energy, Isa Leall, Thiago Mathias. A noite termina com uma roda de samba do grupo Colete Curto às 20h e show de Andréia Caffé e PH Mocidade às 21:30h.

Palco Areninha Carioca Hermeto Pascoal: Às 18h, mesa-redonda sobre “Expressões teatrais na Zona Oeste com Leko Leonardo e Marco Palito seguida de discussão sobre fotografia “Olhares afetivos: fotografia e comunicação com o território”, com Leonardo Lopes e Grasiela Azevedo. Às 20h, Cia. Os Piores – oficina de teatro da Areninha Carioca Hermeto Pascoal, às 21h Show da Banda Drogma em seguida Banda Cidade Partida, às 22h.

Palco Praça Guilherme da Silveira: Às 18h, mesa sobre “Rodas Culturais e Batalhas de Rima: ocupação de espaço público” e “Artistas de trem e a relação com a Cultura Hip Hop, com Oberdan Mendonça, Jessé Andarilho, Pedro Lemos (Banda Dona Zezé) e Marvi. A programação musical começa às 20h com Slow da BF, seguido por Jero Banto e Itapucadub às 21h.

Dia 06/09 – Música e Cultura Popular em Alta

Palco Realengo 100% Verde: Às 16h, mesa sobre “O Chorinho é nosso: como a música atravessa o tempo no território” e “O Jazz é preto, o Jazz é periférico, com Fábio Pascoal, Dany Machado e Gláucio Maciel. Às 17h, show Choro Malungo e Oeste Jazz às 19h.

Palco Espaço Cultural Márcio Conde: Às 18h, mesa sobre o “Baile das antigas: 40 anos das equipes Espião e Curtisom Rio” e “A evolução do funk cada vez melhor: O Passinho que conquistou o mundo” , com Tojão (Espião), Reginaldo (Curtisom Rio), Laranjinha Maneirin e Hórus Mega Dancy. Às 20h DJ Ulisses, seguido por oficina de Passinho às 21h.

Palco Areninha Carioca Hermeto Pascoal: Às 18h, exibição dos filmes Transcinema’ com direção de Wescla Vasconcelos e ‘Chakal’ com direção de Ivy Sophia. Às 19:30h mesa sobre: “Arte e Produção Cultural Trans no RJ”, com Antonia Brilha e mediação Wescla Vasconcelos. A noite continua com Havana, às 21h, e Caio Lima às 21h30.

Palco Praça Guilherme da Silveira: Às 18h, mesa sobre ”Carnavalizando a Zona Oeste” e “Nosso respeito à Velha Guarda e aos Compositores”, com Clecio Régis, Alessandro Reis, Elizabeth Oliveira, Jorge Chapéu e Luiz Cláudio Gomes. A partir das 20h, apresentação Velha Guarda Unidos de Bangu e Tiãozinho da Mocidade às 21h30.

Dia 07/09 – Diversidade e novos talentos no palco

Palco Espaço Cultural Márcio Conde: Às 18h, mesa sobre “Viva a Cultura Negra na Zona Oeste” Convidados: Beth Manja e Binho Cultura . Seguida por debate sobre “Os desafios da produção musical independente no território”, com Doralyce e DJ Akasama, mediação Ingrid Nascimento. As atrações musicais incluem Natitude e convidados às 20h, Isa Leall às 20:30h e Doralyce às 21h.

Palco Areninha Carioca Hermeto Pascoal: Às 16h, mesa sobre “ Cultura Ballroom na Zona Oeste”, seguida por discussão sobre “Upcycling na moda”, com Founder Mother AK Labella Mafia & Star, Founder Daddy Kunty Labella Mafia e Princess Shade Arruda Mamba Negra & Maya Labella Mafia. Às 18h, 1° Exibição do Fashion filme da House of Labella Máfia seguido do Baile Vogue – Bangu Ball, por House of Labella Máfia, finalizando às 20h com DJ residente.

Palco Praça Guilherme da Silveira: Às 18h, mesa sobre “Música underground na Zona Oeste: o rock resiste! e “Novos personagens da cena: o legado continua” com Felipe Ramos (Pedras Pilotáveis), Jefferson Tcheco (Heavy Drink) e João Autuori (Creepmachine Records). Às 20h, shows de rock underground com Katina Surf, Pedras Pilotáveis e Trash no Star.

Dia 08/09 – Encerramento com Cultura Geek e Capoeira

Palco Espaço Cultural Márcio Conde: Às 18h, Mesa “Vinil: uma cultura que atravessa o tempo” e “Como desenvolver uma pesquisa musical afrorreferenciada”, com DJ Leandro Moraes, Michael Meneses (Parayba Records), Mv Hemp e King Borges. Às 20h Dendê Disco.

Palco Areninha Carioca Hermeto Pascoal: Às 18h, Mesa: “Cultura Geek na Zona Oeste: personagens e desafios” e “Nossos corpos, nossa história: um respeito à diversidade”, com Fabio Guerra, Flavio Santana, Kátia Cristina e Kainan Machado. Às 20h, apresentação de Cosplay, Desfile Musa Evolução Plus Size RJ, às 21h apresentação com: Corda Solta – Cia. Fino da Música. Às 22h, show da A escaldante Banda do Seu Tião Brilhantina.

Palco Praça Guilherme da Silveira: Às 18h, mesa-redonda: “Grafitti: a arte urbana colorindo os muros da Zona Oeste” e “Capoeira: ginga e ancestralidade”, com Leandro Raios, Isis Anjos e Kutaba Ngola. Às 20h Live Paint com Leandro Raios seguido de Roda de Capoeira Angola.

Sobre o Festival

O Festival Primavera Banguense é uma realização do Instituto Periférico Waldir Onofre e do Campus Avançado, com recursos do Governo Federal e do Ministério da Cultura. O evento destaca a importância da ocupação cultural dos espaços públicos, promovendo uma programação diversa que reflete a riqueza cultural da Zona Oeste.