Já aconteceu com você  quando opta pela musculação e se queixa em relação aos resultados na balança?
Apesar da visível perda de medidas que a prática frequente de musculação proporciona, muitas pessoas reclamam de não conseguir fazer o peso baixar. Algumas chegam até mesmo a engordar depois do treino ou no decorrer dos ciclos.
Conforme especialistas, é normal que isso aconteça e você precisa aprender a identificar se, na verdade ganhou gordura ou se está mais pesada pelo ganho muscular. Mas, para saber a diferença, é necessário saber em quais condições corporais você deixou o sedentarismo e iniciou a malhação.

Avaliação física é a solução
A avaliação física é quem vai determinar o desenvolvimento do seu tratamento. Podemos usar o protocolo de bioimpedância ou da medição das dobras, que pode ser por fita métrica ou adipômetro.
Durante seu ciclo , a checagem desses resultados vai indicar se você está realmente engordando e precisa trocar a dieta para consumir menos calorias; ou se você está, na verdade, trocando em sua composição a gordura pelo músculo. Isso acontece, especialmente, se seu foco por a hipertrofia.
Por isso neste período, é importante que você se desligue da balança.
Músculo x gordura
Mas, calma, isso não quer dizer que músculo e gordura têm pesos diferentes. Um quilo de massa gorda pesa exatamente como um quilo de massa muscular, a diferença, no entanto, está no volume dessas peças.
De acordo com especialistas, isso significa que os músculos ocupam menos espaço no corpo que a gordura. É por isso que as roupas passam a nos vestir melhor depois de alguns meses de musculação diária, mesmo que na balança você tenha aumentado ou mantido seu peso.
Por Dra. Daniela Fernandes, Bruno Maher e Dra. Izabela Freitas
@ecllinic