POR DRA KAREN CORSINI BOSCATTI

O STRESS  é uma resposta fisiológica  a um mecanismo de defesa do nosso organismo.  Ele de forma aguda e pontual, é necessário ao corpo. É um modo  de operar : luta ou fuga.  Nesse mecanismo de ação o corpo libera alguns hormônios para aumentar o estado de atenção para esse “ataque”, sendo o principal dele o cortisol.  

Ate aqui tudo bem. Sem esse mecanismo nós não seriamos capaz de estarmos vivos.

O problema nasce quando nossa mente não consegue diferenciar situações de grandes riscos, e traz constantemente essa informação para o corpo, e esse estimulo se torna crônico ou quando de fato, esse stress continuo, é real. Seja ele de origem emocional ou física. Real ou imaginaria ao cérebro.

O cortisol produzido de maneira excessiva pode trazer ao corpo vários sintomas indesejáveis, e é hoje um dos fatores que mais desencadeia doenças crônicas.

Para dar alguns exemplos: stress crônico pode levar :insônia, perda de memória, diminuição da libido, aumento do peso, perda de massa muscular, imunossupressão,  compulsão alimentar , desejo exagerado por doces e farinha, problemas digestivos, hipertensão, infertilidade entre outros.

O stress crônico esta relacionado a alteração da microbiota intestinal, o que pode levar a quadros de alergias,  depressão, fadiga crônica , ansiedade e vários distúrbios psíquicos ( já que a saúde intestinal está ligada a saúde mental, pelo eixo intestino cérebro).

O melhor caminho para evitar o stress crônico é uma mudança no estilo de vida, e gostaria aqui de citar alguns pilares fundamentais para o sucesso do tratamento:

1- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada, com quantidades excelentes de vitaminas e minerais que são encontrados em frutas, legumes e verduras.   Evite os fast food e  cuide da sua saúde intestinal ( o intestino é um órgão responsável pela produção de serotonina entre outros neurotransmissores promotores do bem estar).

2- Faça gestão do tempo. Hoje em dia, com o excesso de informações, as pessoas estão cada vez mais ocupadas e se não cuidarem de administrar o tempo, irão deixar de fazer as coisas mais importantes por coisas urgentes. Ter tempo de qualidade com a família ou amigos,   ter um hobby, fazer caminhadas ao ar livre são alguns exemplos do que uma boa gestão do tempo pode proporcionar a você.

3- Pratique atividade física: exercício físico regular é tão fundamental  a esse equilíbrio quanto o ar que você respira para estar vivo.  Durante os exercícios seu corpo  produz endorfinas e outras substancias que irão trazer a sensações de bem estar e prazer , assim como melhora da composição corporal, o que diminui fatores de risco para doenças cardiovascular, diabetes, entre outras.

4- Sono : durante o sono profundo, o cortisol fica baixo,  seu corpo produz outros hormônios como o GH, ( hormônio do crescimento), que é fundamental para o metabolismo. No sono profundo nosso corpo acaba passando por um sistema de limpeza, ( desintoxicação) e reparação celular- sem  um sono de qualidade –  existe perda de memória, maior percepção do cérebro ao stress ( irritabilidade com pequenas coisas por exemplo,  mau humor, entre outros).  Para a melhora do sono, faça a higiene do sono: reduza o consumo de bebidas com cafeína após as 14:00 horas, use chás com ervas como cidreira, camomila, etc. Use  nutrientes como magnésio após o jantar e faça refeições mais leves no final do dia.  Retire aparelhos eletrônicos de perto de você. Deixe o quarto 100% escuro . qualquer ponto de luz deixa seu cérebro alerta e reduz a produção de melatonina ( hormônio responsável pelo sono de qualidade).

5- Outros: procure um profissional para dosar seus níveis de nutrientes no organismo: especialmente vitD e b12, que devem estar em níveis ótimos para ajudar o organismo no combate ao stress. De uma atenção a vit C também, o corpo do estressado crônico precisa  de vitamina C tanto quanto um fumante. 

Atividades como grounding ou aterramento também ajudam o corpo a lidar melhor com stress. Pisar na grama descalço, caminhar na areia do mar são excelentes para o corpo.

Respiração profunda e pausada, e técnicas  de meditação como o mindfulness ajudam a ativar o sistema parassimpático, que é um sistema que manda a informação de calma para o corpo, ajudando a combater o stress. 

E lembre-se, se você tiver esses sintomas acima, procure um profissional da saúde que ira te ajudar.