Com reflexos rápidos e uma agilidade impressionante, Thais Amorim, do município de Itaguaí, tornou-se uma verdadeira muralha intransponível para seus adversários. Sua liderança dentro de campo inspira e contagia a equipe, criando uma atmosfera de união e confiança. A cada defesa espetacular, o estádio explode em gritos de euforia, e Thais retribui o carinho dos torcedores com dedicação e profissionalismo.
Thais Amorim começou a jogar futebol aos 13 anos com seus primos. Aos 14, ingressou no projeto de futebol feminino do professor Ávila, em Itaguaí. Seu talento logo se destacou, e, após ser eleita a melhor goleira em um campeonato local, Thais foi para o projeto Padre Miguel, em Realengo. Foi ali que começou a brilhar nas competições. Aos 17 anos, participou de seu primeiro Campeonato Carioca pela Cabofriense e, em seguida, defendeu a Portuguesa da Ilha. Retornou ao projeto Padre Miguel para um período de preparação, até ser contratada pela base do Taubaté (SP) e, logo depois, pelo Coritiba (PR) para disputar o Campeonato Brasileiro Sub-20.
Com o fim dessa competição, Thais optou por focar nos estudos, cursando Educação Física, enquanto continuava treinando. Nesse período, sagrou-se bicampeã da Taça das Favelas, defendendo o time da Caixa D’água de Padre Miguel. Após esse sucesso, Thais deu uma pausa no futebol competitivo para se dedicar inteiramente à sua formação acadêmica. Após se formar em Educação Física, ela retornou ao esporte e foi contratada pelo Internacional de São Paulo para disputar o Campeonato Paulista. Thais se destacou na competição, chamando a atenção de vários clubes. Logo depois, foi contratada pelo Minas Brasília (DF) para disputar o Campeonato Brasileiro. Atuando como titular em boa parte do campeonato, Thais despertou o interesse do Real Brasília, para onde se transferiu ao final da temporada.
No Real Brasília, Thais sofreu uma lesão que a afastou dos gramados, deixando-a fora do Campeonato Brasileiro. Quando retornou, reconquistou a posição de titular no Campeonato Estadual, onde ajudou sua equipe a conquistar o título de campeã brasiliense, chamando a atenção do Cruzeiro (MG). Em 2022, Thais foi contratada pelo Cruzeiro, onde teve uma temporada modesta e se sagrou vice-campeã mineira. Após essa passagem, retornou ao Minas Brasília por mais uma temporada. Em 2024, Thais foi contratada pelo Athletico Paranaense, onde atualmente atua e tem se destacado, tornando-se uma peça fundamental para a equipe.
Thais é um exemplo para meninas e meninos que sonham em seguir carreira no esporte. Sua trajetória inspira não apenas os moradores de Itaguaí, no Rio de Janeiro, mas também todos que acreditam no poder transformador do esporte.
Fonte: Podcast Edinhotaon/ Edno Mariano