Não é segredo para ninguém o quanto as estrias incomodam principalmente as mulheres, apesar de que muitos homens também são acometidos desta lesão na pele. E por que isso acontece? Em geral, tudo aquilo que irá esticar a pele de forma abrupta, por exemplo, ganho de peso em curto espaço de tempo, assim como aumento da massa muscular muito rápido, o período da puberdade onde acontece aquele estirão da pele pelo crescimento na adolescência, implantes mamários, a pele do abdômen e mama no período gestacional. Outras causas seriam alimentação, desidratação, medicamento e fatores genéticos.

A depender da fase em que essa pele está apresentando as estrias, teremos aspectos e características bem definidas. Logo que a pele sofre esse estirão, um processo inflamatório se inicia. Nesta fase podemos tratar com medicação e cremes com potencial hidratante. Porém, se nada for feito, o processo inflamatório evolui pra o rompimento de fibras elásticas e colágenas, que de forma tardia se torna uma cicatriz atrófica. Nesta fase já é necessário entrar com outros tipos de tratamentos mais eficazes, como os lasers.

Hoje no mercado da dermatologia e estética temos o Laser CO2 Fracionado como um forte aliado na recuperação dessa pele, com excelentes resultados. O Laser CO2 vai agir de forma ablativa, ou seja, ele vai causar o que chamamos de lesão controlada, afim de provocar a pele a produzir seus colágenos e elastinas para reparação e regeneração do tecido. É neste ponto que a mágica acontece! Brincadeiras a parte, digo isso por que é incrível o que vemos após o tratamento com CO2. Dependendo de como a pele está, se no inicio ou já com cicatrizes e depressão da superfície da pele, recomendamos fazer 3 ou mais sessões, mas tudo isso é definido após consulta e avaliação clínica.

Até pouco tempo atrás os profissionais da área não tinham uma fala muito estimulante a dizer para os pacientes que iam nas clinicas em busca de solução para temíveis estrias. A boa notícia é que hoje podemos sim, falar com tranquilidade que temos capacidade de obter ótimos resultados com o laser co2. Pois ele devolve a pele o aspecto saudável, aquela pele mais lisinha e hidratada.  

 por Jacqueline Amoras – biomedicina estética